ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, nós vos agradecemos a vida de Madre Leônia. Nós vos louvamos pela sua disponibilidade em cumprir a vossa vontade, seguindo Jesus Missionário e Redentor. Nós vos bendizemos pelo seu amor dedicado à Igreja, anunciando o Evangelho e servindo os irmãos e irmãs principalmente os mais pobres.

Suplicamo-vos ó Pai, a graça de amar e servir os pobres e a missão evangelizadora da Igreja. Que a Eucaristia e o Imaculado Coração de Maria nos ajudem a sermos fiéis ao vosso projeto divino, vivendo o ideal de amor e santidade a que somos chamados pelo batismo.

Concedei-nos, ó Pai misericordioso a glorificação de Madre Leônia, aqui na terra, para o incentivo nosso e de toda Santa Igreja. Por intercessão dela, vos pedimos a graça... (cada um pense, em silêncio na graçca que mais deseja receber de Deus). Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


Imprimatur: +Dom Albano Cavallin


Londrina, 2 de fevereiro de 1998


Comunicar as graças alcançadas por intercessão de Madre Leônia Milito ao email tereclar@sercomtel.com.br

Arigatou Gozaimasu

Arigatou Gozaimasu
O blog recordar é viver agradece sua visita...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Lei Áurea - 13 de maio de 1888

O significado do termo "Lei Áurea" e a data cívica de 13 de maio

A palavra Áurea, que vem do latim Aurum, é uma expressão de uso simbólico que significa "feito de ouro", brilhante, magnífico, nobre ou "de muito valor".
O dia 13 de maio é considerado data cívica no Brasil. O decreto n.º 155 B, de 14 de janeiro de 1890, estabeleceu um feriado nacional em 13 de maio, declarando-o "Consagrado á commemoração da fraternidade dos Brazileiros". Este feriado existiu até 15 de dezembro de 1930, quando Getúlio Vargas o revogou através do decreto n.º 19.488.

Assinantes: Dona Isabel e Rodrigo Augusto da Silva
Monarca: Dona Isabel (princesa imperial regente em nome de Dom Pedro II)
Autor: Rodrigo Augusto da Silva
Data: 13 de maio de 1888
Precedida por:
Lei Eusébio de Queirós (1850), Lei do Ventre Livre (1871) e Lei dos Sexagenários (1885)

A Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), sancionada em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotejipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil".
Foi assinada por Dona Isabel, (Isabel Princesa imperial do Brasil - Nome completo Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança - Nascimento 29 de Julho de 1846 - Rio de Janeiro; Morte 14 de Novembro de 1921 (75 anos) - Eu, França; Pai: Pedro II do Brasil; Mãe: Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias) princesa imperial do Brasil, e pelo ministro da Agricultura da época, conselheiro Rodrigo Augusto da Silva. O Conselheiro Rodrigo Silva fazia parte do Gabinete de Ministros presidido por João Alfredo Correia de Oliveira, do Partido Conservador e chamado de "Gabinete de 10 de março". Dona Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II do Brasil em viagem ao exterior.

O projeto de lei que extinguia a escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atual Câmara do Deputados, pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva, no dia 8 de Maio de 1888. Foi votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio de 1888, na Câmara Geral.

A Lei Áurea foi apresentada formalmente ao Senado Imperial pelo ministro Rodrigo A. da Silva no dia 11 de Maio. Foi debatida nas sessões dos dias 11, 12 e 13 de maio. Foi votada e aprovada, em primeira votação no dia 12 de maio. Foi votada e aprovada em definitivo, um pouco antes das treze horas, no dia 13 de maio de 1888, e, no mesmo dia, levado à sanção da Princesa Regente.
Foi assinada no Paço Imperial por Dona Isabel e pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva às três horas da tarde do dia 13 de maio de 1888.
O processo de abolição da escravatura no Brasil foi gradual e começou com a Lei Eusébio de Queirós de 1850, seguida pela Lei do Ventre Livre de 1871, a Lei dos Sexagenários de 1885 e finalizada pela Lei Áurea em 1888.
O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura. O último país do mundo a abolir a escravidão foi a Mauritânia, somente em 9 de novembro de 1981, pelo decreto n.º 81.234.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_%C3%81urea#O_significado_do_termo_.22Lei_.C3.81urea.22_e_a_data_c.C3.ADvica_de_13_de_maio

7 comentários:

  1. O amor do Senhor Deus não se acaba
    e a Sua bondade não tem fim.
    Esse amor e essa bondade são
    novos todas as manhãs;
    e como é grande a fidelidade do Senhor!
    Um abençoado final de semana.
    Obrigada pela sua linda amizade.
    Beijos no coração ,Evanir

    www.fonte-amor.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Hoje estou passando em seu kantinho
    para desejar um abençoado final de semana.
    E pedir com muita humildade para que leia a
    postagem do blog.
    E me ajude uma grande amiga desistir de
    tirar seu blog do ar .
    Ela inclusive é minha madrinha.
    Deus abençoe vc beijos ,Evanir.
    http://evanir-garcia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. olá amiga querida!
    Passando para oferecer o selinho 2este blog é um charme"! Encontra nesta postagem:
    http://joana-neves.blogspot.com/2010/05/selinho-este-blog-e-um-charme.html

    conta cmg pra votar em vc dia 17 miga!!:)
    um grande beijinho e um lindo fim de semana:)
    Joana Neves
    http://joana-neves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. VIVA VOLTEI AMADINHa....ESTOU COM PC NOVINHO..AMANDO NAVEGAR NELE...VIM MATAR AS SAUDADES DE VC!!!UM FELIZ FDS!!! DOLU VC..BEIJOKINHAS!!!!
    Pode ser que um dia nos afastemos...
    Mas, se formos amigos de verdade,
    A amizade nos reaproximará.

    Albert Einstein

    ResponderExcluir
  5. OIE VIDINHA PASSANDO PARA DIZER QUE AMO VC !!!
    TENHA UMA SEMANINHA ILUMINADA FIQUE COM DEUS !!!
    A Alegria brilha nos olhos de quem
    sabe curtir a emoção
    de simplesmente viver...
    Viva com disposição e entusiasmo,
    fazendo o que gosta
    e realizando seus sonhos!!
    E ESPERO POR VC NO MEU DICAS DE BELEZA...TEM DICAS LEGAIS!!!
    http://dicasdebelezadanadja.blogger.com.br/

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA!!!!PASSEI PRA TE OFERECER UM MIMO DE AGRADECIMENTO PELO MEU NIVER DE CASAMENTO!!!!!FIZ DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!!POIS EU GOSTO DE COMPARTILHAR ALEGRIAS E TB TRISTEZAS COM MEUS AMIGOS MESMO QUE SEJAM VIRTUAIS QUE PARA MIM SÃO MUITO REAIS PRINCIPALMENTE QUANDO EU ABRO MINHA PÁG. AI ESTÁ VC!!!!OBRIGADA!!!!BJS. BELL.

    ResponderExcluir
  7. Vim te dar os meus parabéns por ter chegado a semi-final, és merecedora pois seu espaço é muito bonito, aconchegante, de muito bom gosto.

    Um gde abraço.

    beijooo.

    ResponderExcluir